sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Quarenta anos das Irmãs Franciscanas de Maristella na Amazônia

A Amazônia é uma das zonas da terra que requer uma atenção especial por parte de todo gênero humano, principalmente em relação ao equilíbrio do planeta. A fauna e a flora aqui presentes são de uma importância para toda a ecologia e portanto devem ser conhecidas e protegidas. São tantas e tantas espécies vegetais e animais que povoam esta vasta região terrestre que requer do ser humano o dever de bem administrá-las.
Tanto os cientistas, como os políticos e as religiões somos chamados a unir nossas forças à bem do desenvolvimento tecnológico e humanitário da Amazônia.
Na dimensão religiosa, a que realmente nos toca, a Amazônia conta já com a presença das Irmãs Franciscanas de Maristella, num espaço de tempo que se completa a cifra de quarenta anos de missão nesta região. O número quarenta tem todo um dado simbólico bíblico pelo que não podemos deixar passar esta feliz coincidência de tempo neste espaço importante, sem refletir em seu significado.
Ora, o que representa o número quarenta na Bíblia? O Livro Sagrado destaca repedidamente o número quarenta como substantivo e como adjetivo no caso da quaresma ou quarentena dele derivados.
O número quarenta na Bíblia significa um período completo. assim a terra é purificada com uma lavagem plena de quarenta dias e quarenta noites da chuva (Gn 7,4.12) para exterminar a sujeira, o mal no mundo, o profetea Elias recebe um alimento que lhe dá pleno vigor, pois faz desempenhar seu caminho por quarenta dias e quarenta noites (Ex 24,18); Davi o rei em tempo pleno de quarenta anos (1Rs 2,11). Isto são alguns exemplos do Antigo Testamento que indicam a prática e siginficado que se estende até Jesus em sua quarentena (Mt 4,2) que inspira a Igreja observar a quaresma.
O número quarenta está presente na mensagem do significado da vida humana. Em geral se classifica a vida humana na terra como sendo de três partes: 1º período de Infância; 2º - Maturidade (adulto) e 3º - Velhice (ancião).
Como a experiência da vida conta muito, diz-se por ai, que a vida humana começa aos quarenta, já que é aos quarenta que concerne a à vida adulta. Moisés viveu plenamente as três etapas dos quarenta (3x40 igual a 120 anos). Moisés tinha 120 anos quando morreu; sua vida não havia enfraquecido e seu vigor não se esgotara (Dt 34,7). Portanto, Moisés não morreu de velho, de velhice, ele viveu plenamente a vida humana. Portanto, a nível humano bíblico, o número quarenta representa uma etapa completa da vida humana.
Destarte, as Irmãs Franciscanas de Maristella já cumpre sua primeira etapa completa em missão amazônica. Assim sendo é importante frisar este tempo pleno de presença da Congregação em noss região.
Aqui, na Paróquia de Santa Luzia em Belém do Pará, temos uma casa cujo vossa vivência comunitária são três irmãs. Sempre há uma estudante e duas mais engajadas e inseridas na vida pastoral da Paróquia em contato direto com o povo, animando-o e convocando-o para a esperança de mudanças para melhor. Melhor na vida social e espiritual.
Na vida social as Irmãs marcam presença principalmente da iniciativa do Apostolado da Oração do Projeto Sopão às famílias carentes (70 famílias); e na Pastoral da Criança no acompanhamenteo das mães grávidas e visitas à essas mesmas famílias.
Além do mais estão empenhadas em todas as atividades promocionais que temos na Paróquia, meios econômico para suprir as despesas pastorais e paroquiais e atividades culturais.
Na vida espiritual ajudam na liturgia e espiritualidades dos vários grupos que englobam a família paroquial de Santa Luzia a protetora dos olhos. Há uma participação na vida de missão através dos núcleos missionários na área paroquial.
Sabemos que a prsença das Irmãs Franciscanas de Maristella deixa seu carimbo de eficiência em outras cidades amazônidas como: Terra Santa, Santarém, Juruti, Óbidos e Curuá.
Quarenta anos é uma primeira etapa completa de missão que brindamos a Deus e a Congregação, nossa gratidão.
Pe. Romeu Ferreira da Silva - Pároco da Paróquia de Santa Luzia - Belém - PA