segunda-feira, 27 de agosto de 2012


Oração vocacional
Senhor da messe e pastor do rebanho,
Faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”. Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz.
Senhor, que a messe não se perca por falta de operários.
Desperta nossas comunidades para a missão.
Ensina nossa vida a ser serviço.
Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na vida consagrada e religiosa.
Senhor, que a messe não se perca por falta de pastores.
Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, consagrados e leigos.
Dá perseverança aos nossos seminaristas e vocacionados.
Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja.
Senhor da messe e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço do teu povo.
Maria, mãe da Igreja, modelo dos seguidores do Evangelho, ajuda-nos a responder sim. Amém!

Entre os dias 04 e 09 deste mês, julho, uma equipe missionária da Diocese de Óbidos, coordenada pelas Irmãs Franciscanas de Maristella, que atuam em Juruti Velho, partiu em missão à região do Rio Mamuru, – território até pouco tempo litigioso entre os municípios de Juruti e Parintins – oficialmente pertencente à Juruti. Esta área é extremamente extensa, tanto por água quanto por terra. Pelo rio, alvo desta missão, contou-se treze comunidades, com cerca de 250 famílias no total, cuja cidade mais próxima é Parintins, com tempo médio de 8 horas de viagem para se chegar até lá.

O acompanhamento religioso é oferecido pela Diocese de Parintins. Contudo, este se torna muito difícil devido as longas distâncias, fato que não impede a perseverança das Igrejas locais de celebrarem os Cultos da Palavra. Mesmo assim, essa situação exige uma presença maior quanto Igreja Católica naquela localidade. Pensando nisso, as Irmãs reuniram um grupo de 23 missionários, composto por oito Irmãs de Maristella, quatro Irmãos de Santa Cruz, o Pe. Emannuel Andrade, vigário cooperador da Área Missionária de Santa Terezinha do Menino Jesus – Juruti, seis missionários da cidade de Juruti e quatro de Juruti Velho, saindo da comunidade de Juruti Velho, onde uma fraternidade com quatro irmãs reside (à três horas de barco da cidade de Juruti).
Este grupo dividiu-se em seis pequenas equipes levando em consideração o número de famílias das comunidades. E, conforme as condições da realidade local, as equipes visitaram as famílias, católicas e evangélicas, sem distinção, na compreensão de que, como filhos de Deus, todos somos irmãos. Os missionários animaram as comunidades, celebraram junto e nas principais celebraram a eucaristia.
Para o retorno, os missionários se concentraram na comunidade de Sabina, onde, na manhã do dia 08 de julho, houve o fechamento da visita com a celebração eucarística. E todos juntos, em ritmo alegre e envolvente, voltaram à Juruti Velho, local da partida. À noite fez-se um momento de confraternização e na manhã seguinte seguiu-se à Juruti afim tomar o caminho de casa.
Participaram deste evento:
Irmãs de Maristella: Ir. Brites Lopes, coordenadora regional (Santarém); Ir. Joanita Sell, coordenadora da fraternidade de Juruti Velho, Ir. Fátima Paiva, representante da Pastoral Social da Diocese de Óbidos (Óbidos); Ir. Lourdes Silva, formadora de noviças (Olinda-PE); Ir. Iardete Amaral, assistente social (Juruti Velho); Ir. Diva Vieira (Juruti-Velho); Ir. Mirian da Silva (Curuá) e Ir. Sabina Sampaio (Belém).
Irmãos de Santa Cruz: Ir. Sérgio Stolf, formador de noviços; Ir. Ginaldo Rodrigues dos Santos; Ir. Alessandro Silva da Cruz, noviço e Ir. Francisco Gildemar, noviço (todos residindo em Santarém).
Padre: Emannuel Andrade vigário cooperador da Área Missionária de Santa Terezinha do Menino Jesus (Juruti).
Leigos de Juruti: Manoel Tavares Viana (Duca), Eduardo Lima Barbosa, Josineia Pereira Lima, Josiel Pereira Lima, Cássia Pará e Antonino Costa Martins (Óbidos).
Leigos de Juruti Velho: Claodionor Pereira (Berão), Emanoel Lima de Souza, Edson Rodrigues da Silva e Josiane Santarém.
Acorjuve: Ederaldo e Nilson (Comandantes do Barco Puxirum)
Artigo copiado de: www.diocesedeóbidos.blogspot.com