quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Síntese do Retiro

Como Maria escutou o Mestre Íntimo? Falar nela, imunizando contra o desânimo e desespero e pela plena aceitação de si mesmo e de sua missão e como ela se tornou assim nossa orentadora na formação ao discipulado e apostolado.
Mais certo: como Maria escuta o Mestre Íntimo falar e como ela o escutou se tornou nossa orientadora dizendo: "Fazei o que ele lhes disser"!
1. Na Anunciação pelo Anjo
"Maria, já te conhecia quando por mim foste tecida no seio da tua mãe (Sl 138); já te amava, te escolhi para me dar a luz. Já sabia que nosso Pai Celestial tinha a previsão da parceria nossa, sua e minha no combate da serpente cuja cabeça há de ser esmagada, . Maria, diga . Estou louco para nascer de ti, sou apixonado por ti, minha querida futura mãe".
2. Na visita a Isabel
"Minha mãe, quero me encontrar com meu profeta e precursor João, quero dar uma alegria para ele. Seja tu, minha primeira discípula e apóstola para me levar a ele. Tu vais escutar uma palavra profética da boca da tua prima Isabel e vais pronunciar um dos mais lindos hinos de louvor ao Pai do céu sobre a minha missão. Estou curioso desta tua profecia para mim! Mãezinha".
3. Em Belém
"Maria, esta voz íntima que escutas é a voz do Espírito do seu Filho que tu seguras em teus braços. Enquanto ele for pequeno, eu vou ser a voz íntima dele que te orienta. Seja feliz, Maria, maior felicidade uma mãe não poderia ter. Não se assute! Muitos não gostarão d'Ele. Ele vai atrapalhar seus planos ruins. Querem fechar a sua boca para sempre. Mas vocês serão protegidos. Siga a José. Ele te ama e te respeita; aonde ele te levar, tu podes segui-lo. Ele é o discípulo e o apóstolo do teu Filho que nasceu. Coragem, Maria! Tu carregas a Estrela para iluminar o mundo em teus braços".
4. Apresentação de Jesus no templo
O Espírito Santo: "Maria, que coisa maravilhosa aconeteceu hoje! Seu Filho foi consagrado a Deus. Ele não é propriedade de vocês, como nenhum filho e nehuma filha. Ele é propriedade do Pai Celestial que continue tomar conta de vocês. E isto cada dia mais. Contemplando todas estas coisas misteriosas você vai ser introduzida no mistério divino. Teu Filho, Ele mesmo é o templo. Para Ele este templo foi feito. Mas o templo maior é o corpo do teu Filho. Ele ainda não sabe nada disto, mas é importante seus pais, vocês entenderam algo do mistério divino e colocarem semente por semente na sua alma. Não tenhas medo, Maria, das palavras de Simeão. 'Uma espada traspassará teu coração'. O sofrimento é inerente a missão apostólica. sofrendo se aprende o apostolado do teu Filho, e sofrendo com Ele a missão d'Ele terá fecundado e irá produzir frutos infinitos. Continue contemplando no mistério do teu Filho, Maria"!
5. Jesus com seus 12 anos depois da volta para Nazaré
" Maria aos poucos não vou ser mais eu quem fala para ti, no teu íntimo, mas teu Filho. Ele entende algo do discipulado d'Ele ao eterno Pai. O templo o inspirou, casa do Pão Celestial. Ele cresceu no conhecimento do Pai como nunca antes. De maneira que se esqueceu de vocês. vocês mesmo o conduziram a esta hora. fizeram-no entender que o Pai é pura luz, sem nenhuma escuridão. Ele se entende em plena formação do seu apostolado. Fale com José sobre o avanço do seu Filho e saibam avançar com Ele. Confie Maria, tudo está seguro na mão do divino Pai".
6. quem é minha mãe?
"Ficas confusa, mãe. Não te reconheço mas como mãe minha? Calma Maria! É importante ver seu Filho se identificar com esse povo pobre e humilde. Saiba amar este povo como teu filho o faz! Teu filho te ama sempre e cada vez mais como sua mãe. Eis ai a minha filha. tu está incluída, em primeiro lugar, nesta família abençoada do meu Pai"!
7. Maria abaixo da cruz: Tristeza das tristezas
É incrível, ela tem coragem de enfrentar tudo. "Mulher eis teu filho, o discípulo amado. Eis a tua mãe". O mais avançado na formação do discipulado-apostolado. O mais capaz de entrar em sintonia com alguém tão sofrida como ela. Consolação e tarefa para ela e para ele. E para o filho também consolação. Sua missão continua neles e por todos os que assumem como eles.
"Mãe, minha missão é realizada, consumida. Não é hora da derrota, mas de vitória. O senhor sente isto no fundo do seu coração. Veja como o sangue de seu filho cai na terra, jorrando o rio das águas da vida para todas, as crianças, os jovens, as mulheres, os homens, os idosos, bem especialmente para as irmãs. A senhora esteja sempre ao lado delas, ajudando-lhes a mergulhar nestas águas da seiva da vida. Minha mãe, para toda a eternidade, estaremos unidos. Te dou meu último beijo desta vida. Ele é o beijo da eternidade! A senhora o transmita ao meu querido povo. Alegre-se comigo! Já estou na eternidade da casa do Pai".
8. A Ressurreição
Todos contam ofegantes, sem folêgo por terem encontrado o Mestre vivo! E eu? "Meu Filho porque não te revelaste em primeiro lugar a tua mãe? Tu já te esqueceste dela?" "Minha mãe. A senhora sabe por quê. Não preciso explicar". "Tem razão, meu filho. Agora lembro o que tu disseste: Felizes os que creram sem me terem visto! Ó meu filho, não é esquecimento seu, pelo contrário, tu lançaste tuas primeiras bem-aventuranças da tua nova vida sobre mim. São dirigidas em primeiro lugar para mim. São bem-aventuradas, abençoadas, bendita, o primeiro ser humano, sobre quem tuas graças, glórias, alegrias de Ressuscitado foram derrmadas e isto não é somente uma alegria é uma luz para mim, mas para todos os presentes e futuros discípulos (as) apóstolos (as). São comigo bem-aventurados, porque acreditam em ti, sem te terem visto, mas, o que é infinitamente mais, por serem capazes de escutar tua voz, a voz do Mestre Íntimo.
Vou te ajudar, meu Filho, serei além de tudo a orientadora das Irmãs Franciscans de Maristella, como nos 750 anos de sua existência até agora e nos 40 anos da sua presença abençoada no Pará, assim para frente. Dai a elas sua bênção, meu Filho, fazei surgir vocações boas e apaixonadas por ti e pela vinda do teu Reino, aqui, no meio deste povo lascado, animado, confiante do Pará. Viva as Irmãs Franciscanas de Maristella, disse ela terminado o seu sermão". E seu Filho respondeu: "Viva!"
Retiro pregado por Pe. Alfonso

Nenhum comentário:

Postar um comentário