sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Encontrão Vocacional da Região Estrela da Amazônia

ACONTECEU E FOI MUITO ESPECIAL
Expresso a alegria de partilhar os momentos significativos do ENCONTRÃO VOCACIONAL da Região Estrela da Amazônia. Neste encontro participaram 11 jovens que, estão sendo acompanhadas por nossas irmãs animadoras vocacionas na região. O encontro iniciou na casa das irmãs em Óbidos, na sexta-feira à noite, animado por irmã Mirian, com dinâmicas de entrosamento, apresentação e partilha das experiências pastorais das jovens e das irmãs acompanhantes.


Dia 12 – Entrosamento e partilha das experiências PASTORAIS.

Dia 13 – Estudo do tema: O que o jovem

O segundo dia de encontro aconteceu no Sítio Refúgio, e foi assessorado por Dom Martinho Lammers (ofm), bispo emérito da Diocese de Óbidos. O tema foi desenvolvido a partir de quatro subtemas:

1. O Mestre chama

2. Nós discípulos

3. Quem é que chama?

4. Intimidade com Deus.
O Mestre chama: Lc 9, 57-62. Nossa atenção a este chamado, exigi que olhemos para frente, para quem está nos chamando e não para trás. Acrescentou, dizendo que Jesus desconfia da pessoa que se oferece para segui-lo, e que a busca de toda vocação é esta: Mestre onde moras? Concluiu com este questionamento: Até que ponto eu me deixo conduzir por Deus?

Nós discípulos: Isaias 50,4-5. O discípulo é aquele que tem prazer de estar na presença de Deus. E que o primeiro passo do discípulo é saber escutar a Deus e as pessoas com muita atenção.

Em Daniel 6, 11-12 – destacou a condição de discípulo, aquele que não pode perder a direção. A exemplo de Daniel, que da janela olhava na direção de Jerusalém. Três vezes por dia ele se ajoelhava para rezar e louvar o seu Deus, e assim fazia sempre. Do livro do Eclesiástico comentou a questão da vaidade, que tudo é vaidade, apenas uma coisa não é: O Temor a Deus. Concluir dizendo que, nosso viver seja um constante agradecimento a Deus, por tudo o que d’Ele recebemos. Definiu o sentido de uma vida alegre: gratidão para com Deus
Quem é que chama? – Cada um deve ter a convicção de que é Deus quem chama, e nós devemos estar prontos para responder. Fazer parte de uma congregação religiosa é um dom, muitas vezes o medo que está presente no jovem atrapalha o caminho para Deus. Até que ponto em nós está presente o medo de Deus? Isso acontece e porque não confiamos em sua presença em seu amor por nós. Ele chama e nós devemos confiar nesse chamado, sem medo, sem a preocupação se vai ou não dar certo.
Identidade com Deus - Deus mora em nós. E em muitos ele está adormecido, mas, aos poucos devemos despertá-lo, pois na vida devemos ser o “brilho de Deus”. Outra expressão forte: Deus é aquele que amplamente perdoa com ele nossa comunicação deve ser através da oração, definida como conversa amigável, entre duas pessoas que se amam; momento de escutar a Deus, de silenciar para ouvir o que ele tem a nos dizer.

Ele fala e eu escuto. Eu falo e Ele me escuta, e que a oração mais bonita é o louvor. Para concluir, falou com toda convicção: Deus é Pai; Deus é Amor; Deus é bom de todo jeito, ele não precisa ser bajulado.

Para concluir o tema, foram trabalhadas em pequenos grupos três perguntas:

1. O que me faz começar este caminho para Deus?

2. Onde procuramos a alegria?

3. Como conservar a direção?

No sábado à noite aconteceu a confraternização animada por ir. Núbia e ir. Mirian, com várias brincadeiras, presenteamos as jovens com a entrega da cruz da JMJ e sorteios de prêmios. Concluimos o dia com o filme: “A decisão é tua”.




Dia 14 – Experiência de escutar a Deus

No domingo, dia 14 prosseguimos com o encontro conduzido por ir. Joanita, que através de três perguntas retomou o que já tinha sido refletido. Seria o momento de encontro pessoal com Deus. Cada jovem escolheu um cantinho para esse momento. Eis as perguntas:


1. Qual versículo ou palavra de Dom Martinho, do filme “A decisão é tua” foi mais forte para mim?

2. Sentir o amor de Deus: quais os sentimentos mais fortes que surgiram dentro de mim?

3. Para caminhar e seguir é preciso decidir. Qual a tua resposta
Na partilha dessa experiência, as jovens expressaram a alegria e satisfação de viverem esse momento especial de oração, e a oportunidade que tiveram de refletirem sobre a vida, e a vocação.
Irmã Joanita deixou esta pequena mensagem: “Deus não nos tira nada, apenas acrescenta. Devemos ser sinceras na resposta a Deus e n’Ele confiar”.
Após a partilha da experiência de escuta a Deus, ir. Núbia pergunta às jovens se elas gostariam de continuar sendo acompanhadas pelas Irmãs Franciscanas de Maristela, e a resposta dada por cada uma foi que SIM!
Após esse momento foi lido o resultado da avaliação, conduzido por ir. Mirian, com as perguntas: Que bom? Que pena? Que tal? No que tal – a proposta das jovens é que aconteçam dois encontrões por ano.

O encontro também foi marcado por experiência de oração, estudo em pequenos grupos e passeio de canoa no igarapé.










Já em Óbidos, participamos da Missa na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, após a missa fomos à soverteria. Após de um delicioso jantar o grupo de Santarém, Juruti e Juruti Velho se preparavam para a viagem. Na segunda-feira foi a vez do grupo de Curuá e Oriximiná se despedirem de Óbidos.

Somos gratas a Deus pela experiência vivida, pelas motivações e ideias que surgiram para a continuidade desse trabalho.

Jovens que participaram do Enconto Vocacional

Da esquerda para a direita:

1. Maria Isabel (Oriximiná)

2. Iarina (Juruti Velho)

3. Josineia (Juruti)

4. Larine (Santarém)

5. Josiane (Juruti Velho)

6. Rosivane (Oriximiná)

7. Adriana (Óbidos)

8. Lenilda (Juruti Velho)

9. Itaelém (Juruti Velho)

10. Simone (Curuá)

11. Gabriela (Santarém)

Aspirantes 2013 – Santarém - Pará

                                             Rosivane                  Josiane

Óbidos – Pará, 16 de outubro de 2012.





sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Encontro do SAV

Ir. Maria de Jesus animou o encontro, apresentando slides sobre Vocação na Bíblia.
Gabriela, jovem atuante na Paróquia da Sagrada Família (Santarém), participa dos encontros do SAV (Serviço de Animação Vocacional) há três anos.
 Ir. Nubia (blusa azul)  mora em Santarém, articuladora do Serviço de animação Vocacional e Ir. Mirian (blusa com listras preto e branco)  trabalha com a juventude na Paróquia de São Raimundo Nonato em Curuá, são animadoras do SAV na região amazônica. Quem quiser alguma informação pode entrar em contato pelo e-mail: nubialvs@hotmail.com.

Larine, é crismanda da Paróquia da Sagrada Família (Santarém)

Rosivane, coordenadora da Liturgia da Comunidade de São Pedro da Paróquia de Santo Antonio em Oriximina´.

Visita na Casa Regional

Em agosto as Fraternidades Maria de Nazaré (Santarém) e Estrela de Belém (Belém), tiveram  alegria em receber a família de Ir. Gertrudes. Visitaram alguns lugares lindos da Amazônia, saborearam um bom peixe e sucos dos frutos da região e seguriam então para  Recife e Alemanha.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Nova diretoria da CRB do Regional Norte II

Por  Zenilda Petry | Nas terras do Círio de Nazaré, às margens da Baia do Guajará, nas proximidades do famoso “Ver o Peso”, no auditório do Colégio Santo Antônio, um monumento histórico com mais de 300 anos, hoje entregue às  Irmãs Doroteias de Santa Paula da Frassinette, realizou-se nos dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro, a 47ª Assembleia da CRB de Belém.
O evento coincidiu com a celebração de chegada das Irmãs que, neste dia 3 de setembro, celebram os 135 anos de sua missão neste rincão da Amazônia. A gratidão e a saudação de toda a VR às nossas pioneiras.
Mais de 120 pessoas estiveram presentes, provindas das mais diversas regiões do Pará e Amapá, bem como delegadas e delegados de Superiores Maiores residentes fora da Regional. Bispos, vigário episcopal da VR de Belém, visitantes e outras pessoas manifestaram sua comunhão e sua gratidão pela VR. A alegria foi ainda maior, pois contamos com a rica e fraterna presença da Presidente da CRB Nacional, Ir. Marian Ambrosio.
Um grupo de formandas e formandos ajudaram a manter a expressão externa da alegria: acolhiam a todos e todas no portão de entrada, com canções e seus festivos instrumentos musicais. No auditório, junto com outras artistas, não deixavam o ânimo cair. Carimbó sempre atinge as fibras do ser de todo paraense, bem como um profundo sentido do sagrado diante da vida, da criação, da história. Momentos orantes eram sempre muito intensos.
Nos três dias de Assembleia tivemos a Celebração Eucarística presidida por Bispos: Dom Erwin, Dom Teodoro (Bispos Auxiliar de Belém) e Dom Alberto. A VR quer estar inserida e ser uma profecia na Igreja Local.
Refletindo sobre a Missão profética da VR na Amazônia, Dom Erwin Krautler, Bispo de Altamira-Xingu, reconheceu e confirmou a importância da VR neste chão e, ao mesmo tempo, deixou a todos e todas muito provocadas e sensibilizadas para um novo ardor profético-missionário na Amazônia. Partindo do testemunho de profetas bíblicos, ajudou-nos a repetir: Aqui estou, envia-me, buscando ser porta-voz de Deus.   Falando da realidade das pessoas da Amazônia tidas como “supérfluas”, “descartáveis”, trouxe a narrativa paradigmática do bom Samaritano. Hoje são muitas as pessoas e situações que estão caídas à beira do caminho. Recordando uma encenação popular sobre o evangelho, deixou a todos com uma pergunta emblemática: Qual é a tua?
Entre tantas outras atividades da Assembleia, foi feita a eleição da nova diretoria, ficando assim constituída: Presidente – Ir. Zenilda Luzia Petry –  Irmãs Franciscanas de São José (reeleita). Diretoria:  Ir. José Heber de Souza Aguiar – Irmãos de La Salle, Pe. Paulo Jamil da Silva – Oblatos de Maria Imaculada, Ir. Iaci Miranda– Franciscanas do Sagrado Coração, Ir. Sabina da Silva Sampaio Neta– Franciscanas de Maristella.
A Assembleia foi encerrada com a Celebração da Eucaristia, presidida por Dom Alberto Tavera, Arcebispo de Belém e referencial da VR do Regional, e concelebrada por Pe. Jaime Sidônio, vigário episcopal da VR da Arquidiocese de Belém. (site da crb nacional).