domingo, 4 de agosto de 2013

Municípios da Amazônia brasileira tem Índice de Desenvolvimento Humano Municpal baixo

Daniel Santini - Eco
02 de Agosto de 2013
A maior parte dos municípios situados na Amazônia Legal brasileira tem Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) considerado baixo ou médio. É o que indica o Atlas de Desenvolvimento Humano, levantamento apresentado nesta semana baseado em dados de 2010. Dos 772 municípios amazônicos, 671 estão nesta faixa, sendo 305 baixo e 366 médio, e apenas 78 têm IDHM considerado alto. Em nenhum, o índice foi considerado muito alto. A discrepância em relação a outras regiões do país é grande e indica a necessidade de políticas sociais e econômicas para promover o desenvolvimento humano da região. Conciliar o avanço com a preservação da floresta é um dos principais desafios para os gestores públicos.
Distribuição do IDHM na Amazônia Legal
Conforme é possível visualizar no quadro abaixo, a maioria dos municípios da Amazônia Legal tem um Índice de Desenvolvimento Humano médio ou baixo. Nenhum tem IDHM considerado alto.

Confira abaixo as dez cidades com pior e maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal da Amazônia Legal.
Municípios com pior r IDHMMelgaço (PA)Fernando Falcão (MA)Atalaia do Norte (AM)Marajá do Sena (MA)Chaves (PA)Uiramutã (RR)Jordão (AC)Bagre (PA)Cachoeira do Piriá (PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário