quarta-feira, 18 de maio de 2011

800 anos do Carisma Clariano

Do serviço aos pobres à experiência mística

As mulheres participaram ativamente da gestação e desenvolvimento da "religião dos novos tempos", centrada no Evangelho e expressa, em particular, na pregação e na vivência da pobreza. Mas os grupos femininos nunca puderam dar grande ênfase à pregação, mesmo com os espaços abertos temporariamente pelos movimentos considerados heréticos. Isto contribuiu para que as mulheres vivessem em maior profundidade a segunda característica, ou seja, a pobreza evangélica.

No espírito do Evangelho, pobreza e solidariedade com os pobres constituíam uma só experiência. Se a grande motivação que levava a maioria das "mulheres religiosas" a assumir a pobreza como forma de vida era o seguimento de Jesus Cristo pobre, a expressão concreta desta pobreza incluía a solidariedade com os pobres e excluídos da sociedade, por amor do mesmo Jesus Cristo que neles se fazia presente. Neste sentido, as mulheres exerceram um papel de destaque nas obras assistenciais que foram se multiplicando. Muitas se dedicavam aos leprosos nas regiões urbanas e outras prestavam serviço nos "hospitais" eram acolhidos não só peregrinos que se dirigiam a Roma e aos diversos santuários, mas também pobres, doentes e anciãos que vagueavam pelas estradas".

Esta nova espiritualidade, que se consolidou com as Ordens medicantes do século XIII, tornou-se um caminho privilegiado de vida cristã para muitas mulheres, enquanto ressaltava aspectos e valores evangélicos compatíveis com uma vida "no mundo" ou, pelo menos, fora dos tradicionais mosteiros. A Igreja legitimou esta caminho aos reconhecer a santidade de mulheres que tinham vivido de acordo com a "religião dos novos tempos". (O seguimento de Jesus Cristo em Clara de Assis - pag.78..)

Hoje, há muitas mulheres consagradas que seguem Jesus Cristo, bebendo da espiritualidade clariana, prestam serviços de qualidade aos necessitados, nesta vasta amazônia.

Santa Clara, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário