quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Evangelho de Domingo - 25.12.2011

A) Texto: Lc 2,1-14

Aconteceu que, naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recensiamento de toda a terra... Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade natal. Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galiléia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judéia, para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu filho primogênito... Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho. Um anjo do Senhor apareceu aos pastores,... e eles ficaram com muito medo. ... Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um salvador... Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados".

B) Comentário

Celebramos o Natal. Deus quis nascer entre nós, para estar conosco e ensinar-nos o sentido da vida partilhada. Ele, o infinito em seu Filho; resolve tornar-se presente no tempo e no espaço, como relata o texto.
A mensagem do eterno se mostra em sonhos. Assim sonhei. Sonhei que estava no céu. Lá era esplêndido, pleno de coisas belas. Entre as maravilhas vi uma criança de imensa beleza. Ela era o encanto de seu Pai. Com Ele brincava o tempo todo; e era como se um, fosse o outro (Jo 10, 30). Entre os múltiplos gestos de carinho, o Filho lanço-se nos braços do Pai e deu-lhe um beijo. E do beijo nasceu outra criança tão linda quanto à primeira. Porém o curioso era que o Pai nunca chamava a segunda de filho. Agora os três formavam uma só unidade, e o amor, vínculo da união.
Os pequenos iam de um lado para outro do céu, brincando, sorrindo e exalando felicidade. Em dado momento percebi que estavam sérios e a segunda criança regia o dálogo. Conversavam baixinho em segredo e eu não os conseguia ouvir. A segunda apontou ao universo, deu-lhe um líquido chamado lágrimas e o paqueno lançou-se no espaço. Era a noite do dia 24 de dezembro.
Não tardou para o Pai notar a ausência do Filho e começou procurá-lo sem encontrar. Tudo ficou conturbado no céu e entendi na agitação do Pai, que o Filho era tudo para ele; o céu pareceu perder a cabeça, o sentido de ser. Logo ele disse: já sei a causa de tudo! E chamou a segunda criança. Imaginei que ela ficaria constrangida, mas não. Deus lhe perguntou: Onde está o meu Filho? - Ele foi para a terra. E o Pai lastima: para a Terra! Não, para a terra não; eles vão matar meu Filho! Imediatamente chamou o Arcanjo Gabriel dizendo: Vá buscar o meu filho na Terra! - E como encontrar no imensidão do Universo? E o Pai: Aonde vires uma luz que brilha nas trevas, é o meu Filho!
O Arcanjo ao som da trombeta reuniu os anjos, e partiram. Chegaram à região de Belém de Judá, na Palestina. Era noite e os pastores estavam no campo cuidando dos rebanhos e cochilavam. Os anjos no alvoroço da alegria tocaram as trombetas clamando: Glória a Deus nas alturas!
Os pastores se assustaram e o anjo disse: Não tenhas medo! Os anuncio uma grande alegria: hoje nasceu para vós o Salvador! Aleluia!
O Arcanjo com o coro celestial retornou ao céu. O Pai perguntou por seu filho. Ele respondeu: o encontramos nos braços de uma terrena chamada Maria; ele estava feliz e disse que só viria quando resgatasse os humanos para cá. Conclui o Pai: Eu amo meu Filho e àqueles que ele ama! Ele faz a minha vontade e eu a dele. Os anjos: Amém! Amém!
Pe. Romeu Ferreira
Pároco da Paróquia de N. Sra. Rainha da Paz
Bairro do Bengui - Belém - PA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário