quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Natal do Senhor


Dezembro de 2011

Minhas irmãs,
Precisamos recordar com todo respeito e admiração o que São Francisco fez no dia de Natal, no povoado de Greccio, três anos antes de sua gloriosa morte.
Havia nesse lugar um homem chamado João, de boa fama e vida ainda melhor, a quem São Francisco tinha uma especial amizade porque, sendo muito nobre e honrado em sua terra, desprezava a nobreza humana para seguir a pobreza de espírito. Uns quinze dias antes do Natal, São Francisco mandou chamá-lo, como costumava, e disse: "Se você quiser que nós celebremos o Natal de Greccio, é bom começar a preparar diligentemente e desde já o que eu vou dizer. Quero lembrar o menino que nasceu em Belém, os apertos que passou, como foi posto num presépio, e ver com os próprios olhos como ficou em cima da palha, entre o boi e o burro". Ouvindo isso o homem bom e fiel correu imediatamente e preparou o que o santo lhe tinha dito, no lugar indicado.
Aproximou-se o dia da alegria e chegou o tempo da exultação. De muitos lugares foram chamados os irmãos: homens e mulheres do lugar, de acordo com suas posses, prepararam cheios de alegria tochas e archotes para iluminar a noite que tinha iluminado todos os dias e ano com sua brilhante estrela. Por fim, chegou o santo e, vendo tudo preparado, ficou satisfeito. Fizeram um presépio, trouxeram palhas, um boi e um burro. Greccio tornou-se uma nova Belém, horando a simplicidade, louvando a pobreza e recomendando a humildade. A noite ficou iluminada como o dia e estava deliciosa para os homens e para os animais. O povo foi chegando e se alegrou com o mistério renovado em uma alegria toda nova. O bosque ressoava com as vozes que ecoavam dos morros. Os frades cantavam, dando os devidos louvores ao Senhor e a noite inteira se rejubilava. O santo parou diante do presépio e suspirou, cheio de piedade que jamais experimentara até então.
São Francisco pediu para fazer uma presépio naquela região de Greccio, porque o menino Jesus estava esquecido no coração daquele povo (1 Cel 30,84-85).
Portanto minhas irmãs, vamos, pois, preparar um lugar humilde, mas honrado para Jesus; ter o olhar amoroso de São Francisco para contemplar no presépio das nossas casas, das nossas Igrejas e também do nosso coração, um menino Jesus de olhos abertos, acordado, pois ainda está dormindo no esquecimento de muitos corações, até mesmo, no seio das nossas fraternidades e das nossas ações.
Diz no texto: "Ouvindo isso o homem bom e fiel correu imediatamente e preparou o que o santo tinha dito, no lugar indicado".
Penso que é maravilhoso enfeitar nossas casas para o Natal, no entanto, precisamos hoje imediatamente preparar o lugar indicado pela estrela, para Jesus nascer onde estivermos nesta vasta Amazonia, seja no campo, na cidade ou nas aldeias indígenas ajudando a preservar a vida e defender a nossa Amazônia, preparando um lugar para Jesus armar sua tenda e ficar conosco, com nosso povo amazônico; um lugar que Ele possa nascer sempre e de novo, de nossas "Marias amazônidas", pois o menino Jesus, são as crianças que nascem ou já vivem num presépio verde, de grandes árvores: Castanheiras, Pau d'arcos, Angelim, Tapereba, Açaí, Bacaba, Cupuaçu, Tucumã, jacarandá, Peroba, Cedro, Sucupira. Este presépio verde esteja rodeado de animais da nossa fauna amazônica: Garças, Araras, Canarinhos, Papagaios, Tucanos, Jacarés, Periquitos, Tracajás, Tartarugas, Onças, Preguiças, Macacos,... ; que ao nascer, Jesus, na pessoa de nossas crianças, possa ser banhado nas águas limpas dos nossos rios: Muirapinima, Tapajós, Amazonas, Trombetas, e tantos lagos e igarapés; A família de Nazaré não está longe de nós, são todas as famílias empurradas para as periferias das cidades, são as que lutam pela terra para terem o direito de plantar, colher e poder fazer da sua casa de farinha, um lugar de trabalho e encontro da sua familia, família de Nazaré.
Minhas irmãs, esses é o présépio que nós temos que correr imediatamentee preparar junto com os que estão conosco, como aqueles homens e mulheres de Greccio.
E pedindo que a Nossa Senhora e São José nos ajude a concretizar os projetos que ajudem nosso povo a ter mais esperança, vida e vida em abundância, desejo a todas vocês, um Natal de muita reflexão e contemplação e o ano de 2012 de muito compromisso com a unidade de nossa Congregação, com nossas irmãs, com a Igreja de Jesus e o povo com quem trabalhamos.
Minha saudação natalina a todas.
Irmã Maria Brites


Nenhum comentário:

Postar um comentário