terça-feira, 16 de julho de 2013

Círio de Sant'Anna foi um espetáculo

Neste domingo (08) foi realizado na cidade de Óbidos - Pará o círio fluvial, que abre oficialmente as festividades de Senhora Sant´Ana. A procissão fluvial saiu da comunidade do Curumu, distante de Óbidos cerca de 30 km, via terrestre e de barco, cerca de uma hora.
Numa tarde belíssima, o Círio Fluvial de Senhora Sant´Ana saiu da Vila do Curumu, na Balsa D. Olga, por volta 17:30h e logo no inicio, acompanhadas por poucas embarcações, todas devidamente enfeitadas para homenagear Sant´Ana. A medida que ia se aproximando da cidade mais e mais embarcações chegavam para acompanhar a padroeira dos obidenses e quando chegou em Óbidos, dezenas de embarcações já faziam parte do cortejo.
A balsa que carregava a Imagem da padroeira estava enfeitada com replica da igrejas das paróquias que fazem parte da Diocese de Óbidos e bonecos gigantes que representavam pescadores e que faziam movimentos. A imagem de senhora Sant´Ana estava coloca em um globo, suspensa por um guindaste, que também se movimentava, fazendo movimentos verticais.
Durante o percurso as comunidades ribeirinhas homenageavam a padroeira com fogos de artifício, como a bela homenagem feita por  Beto Canto, da Fazenda Cantão, as margens do Rio Amazonas. Como de praxe, não poderia faltar os barquinhos de velas, que foram confeccionados pela comunidade e que antes da chegada do círio ao cais, foram lançadas ao rio Amazonas e levados pela correnteza dando um brilho a mais ao Círio.
Por volta das 21:00 horas a Santa chegou ao cais do porto onde um multidão de fieis a aguardavam com muita expectativa, sendo recebida com fogos de artifício num belo espetáculo. Os fogos estavam colocados nas Docas do Pará e no Barco Príncipe de Óbidos, que iniciou com um longa cascata, que se prolongava por toda a extensão do barco. As comunidades da Terra Firme e Várzea trouxeram também as imagens dos seus padroeiros para recepcionar Senhora Sant´Ana.
Na chegada, a imagem de Sant´Ana foi retirada do globo, por Dom Bernardo que a ergueu à população e depois foi entregue ao Arcebispo de Belém, Dom Alberto Tavera, que a conduziu até a berlinda, seguindo em procissão pelas ruas da cidade, recebendo várias homenagens no percurso, até a Praça de Sant´Ana onde foi realizada a missa campal.
A festividade de Senhora Sant Ana prosseguirá até o próximo dia 26, quando será realizada a festa de encerramento. Por João CantoClick to enlarge image 02.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário