terça-feira, 16 de julho de 2013

Precisamos caminhar, avançar na dimensão que é própria do Evangelho, afirma o secretário nacional da CRB, Fr. Moacyr Casagrande, ofmcap.

De 15 a 19 de julho é realizada a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional) reunindo cerca de 600 religiosos e religiosas em Brasília, na Escola Paroquial Santo Antônio, para a Assembleia Geral da entidade. Na ocasião, será realizada a eleição da nova presidência que atuará de 2013 a 2016 em prol da Vida Religiosa do Brasil. Durante a Assembleia biblistas, psicólogos, teólogos e missiólogos ajudarão no processo eletivo com algumas reflexões sobre a Vida Religiosa. O Secretário Nacional da CRB, biblista, membro da Equipe Bíblica da entidade, frei Moacir Casagrande, OFMcap, ressalta a importância do tema e do lema da Assembleia. 
“Nós escolhemos este tema depois de uma longa discussão entre todas as equipes de reflexão da CRB e também com as Diretorias Regionais e chegamos à conclusão que há um desafio que sempre volta. Não é a primeira vez que a identidade entra no tema de uma Assembleia Geral Eletiva. A identidade da Vida Religiosa é um processo que precisa ser trabalhado constantemente”.  Em se tratando de uma assembleia eletiva, frei Moacir explica que o tema quer despertar para a consciência da missão da coordenação da Vida Religiosa no Brasil. “Nós precisamos caminhar, avançar na dimensão que é própria do evangelho, que é própria aos desafios que o mundo constantemente nos apresenta, especialmente hoje, que há certo pessimismo em relação ao futuro, há uma ideia de que tudo acaba amanhã ou hoje mesmo, e não é assim”.
Durante a Assembleia os religiosos terão a oportunidade de refletir sobre “sinais que a Vida Religiosa não reconheceu ao longo do caminho”, com base no lema. Nesta dimensão, a insistência é pela humanização das relações. “O mundo caminha para uma maquinização e nós queremos uma humanização que, não somente nós queremos, mas que todos querem; estamos sendo substituídos pelas máquinas e nos tornando absolutamente dependentes das máquinas e não sabemos, com isso, ser humanos. Partimos para o relativismo, para o mecanicismo e esquecemos que há uma dimensão que é anterior e será posterior a essa e que essa dimensão passa”, enfatiza frei Moacir. O secretário Nacional da CRB, frei Moacir Casagrande acredita que a Vida Religiosa está vivendo desafios. “Um primeiro elemento é a inquietude. Existe muita gente inquieta na Vida Religiosa em relação ao presente e ao futuro. Outro aspecto é o questionamento em relação aos processos formativos da Vida Consagrada, porque as pessoas, que entram para a Vida Religiosa, vêm buscar outras dimensões e nós, às vezes as oferecemos, outras vezes, não”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário