quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

"Quem se deixa conduzir pelo amor transborda de alegria"

Neste ano de 2010, foram muitas as graças, muitas pessoas, que cruzaram meu caminho, que me deram ânimo, que creram em mim, que me fizeram ver quanto vale acreditar em nossos sonhos, que vale a pena enfrentar tudo para vivê-los: desafios, descrenças em você, na sua capacidade, na sua disposição a servir um povo diferente, que fala uma outra língua, que possui costumes e tradições tão distintas. Porém, tão ricos que também me enriqueceram e me confirmaram como pessoa chamada por "Topaga": Deus, para servir ao povo indígena. Antes era apenas um sonho, agora é realidade que está sendo alimentada e construída, cada dia que vivo e convivo entre eles, meus "burereyu munduruku": amigos munduruku.
Agradeço muito a Deus pela oportunidade e por todas as Bênçãos e Graças recebidas neste tempo: à minha Congregação Franciscana de Maristella, por ter me deixado ficar e continuar esta experiência, fazer real um sonho; às minhas novas Irmãs SMIC que me acolheram com todo carinho, como a uma de seus membros, a elas toda a minha gratidão e amizade. A todos um, abençoado e Feliz Natal e um Ano Novo cheios das graças do Senhor nosso Deus: Saúde, Paz, Prosperidade, União, Bem Querer, Amizade e tudo o mais que necessitamos para sermos felizes e realizadas (os). Com carinho e amizade.
O Anjo do Senhor Anunciou a Maria
E ela concebeu do Espírito Santo.
Eis aqui a Serva do Senhor
Faça-se em mim segundo a vossa vontade.
E o Verbo Divino se fez carne
E habitou entre nós.
Irmã Nilma Helena Alfaia de Sousa (Franciscana de Maristella)

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Quarenta anos das Irmãs Franciscanas de Maristella na Amazônia

A Amazônia é uma das zonas da terra que requer uma atenção especial por parte de todo gênero humano, principalmente em relação ao equilíbrio do planeta. A fauna e a flora aqui presentes são de uma importância para toda a ecologia e portanto devem ser conhecidas e protegidas. São tantas e tantas espécies vegetais e animais que povoam esta vasta região terrestre que requer do ser humano o dever de bem administrá-las.
Tanto os cientistas, como os políticos e as religiões somos chamados a unir nossas forças à bem do desenvolvimento tecnológico e humanitário da Amazônia.
Na dimensão religiosa, a que realmente nos toca, a Amazônia conta já com a presença das Irmãs Franciscanas de Maristella, num espaço de tempo que se completa a cifra de quarenta anos de missão nesta região. O número quarenta tem todo um dado simbólico bíblico pelo que não podemos deixar passar esta feliz coincidência de tempo neste espaço importante, sem refletir em seu significado.
Ora, o que representa o número quarenta na Bíblia? O Livro Sagrado destaca repedidamente o número quarenta como substantivo e como adjetivo no caso da quaresma ou quarentena dele derivados.
O número quarenta na Bíblia significa um período completo. assim a terra é purificada com uma lavagem plena de quarenta dias e quarenta noites da chuva (Gn 7,4.12) para exterminar a sujeira, o mal no mundo, o profetea Elias recebe um alimento que lhe dá pleno vigor, pois faz desempenhar seu caminho por quarenta dias e quarenta noites (Ex 24,18); Davi o rei em tempo pleno de quarenta anos (1Rs 2,11). Isto são alguns exemplos do Antigo Testamento que indicam a prática e siginficado que se estende até Jesus em sua quarentena (Mt 4,2) que inspira a Igreja observar a quaresma.
O número quarenta está presente na mensagem do significado da vida humana. Em geral se classifica a vida humana na terra como sendo de três partes: 1º período de Infância; 2º - Maturidade (adulto) e 3º - Velhice (ancião).
Como a experiência da vida conta muito, diz-se por ai, que a vida humana começa aos quarenta, já que é aos quarenta que concerne a à vida adulta. Moisés viveu plenamente as três etapas dos quarenta (3x40 igual a 120 anos). Moisés tinha 120 anos quando morreu; sua vida não havia enfraquecido e seu vigor não se esgotara (Dt 34,7). Portanto, Moisés não morreu de velho, de velhice, ele viveu plenamente a vida humana. Portanto, a nível humano bíblico, o número quarenta representa uma etapa completa da vida humana.
Destarte, as Irmãs Franciscanas de Maristella já cumpre sua primeira etapa completa em missão amazônica. Assim sendo é importante frisar este tempo pleno de presença da Congregação em noss região.
Aqui, na Paróquia de Santa Luzia em Belém do Pará, temos uma casa cujo vossa vivência comunitária são três irmãs. Sempre há uma estudante e duas mais engajadas e inseridas na vida pastoral da Paróquia em contato direto com o povo, animando-o e convocando-o para a esperança de mudanças para melhor. Melhor na vida social e espiritual.
Na vida social as Irmãs marcam presença principalmente da iniciativa do Apostolado da Oração do Projeto Sopão às famílias carentes (70 famílias); e na Pastoral da Criança no acompanhamenteo das mães grávidas e visitas à essas mesmas famílias.
Além do mais estão empenhadas em todas as atividades promocionais que temos na Paróquia, meios econômico para suprir as despesas pastorais e paroquiais e atividades culturais.
Na vida espiritual ajudam na liturgia e espiritualidades dos vários grupos que englobam a família paroquial de Santa Luzia a protetora dos olhos. Há uma participação na vida de missão através dos núcleos missionários na área paroquial.
Sabemos que a prsença das Irmãs Franciscanas de Maristella deixa seu carimbo de eficiência em outras cidades amazônidas como: Terra Santa, Santarém, Juruti, Óbidos e Curuá.
Quarenta anos é uma primeira etapa completa de missão que brindamos a Deus e a Congregação, nossa gratidão.
Pe. Romeu Ferreira da Silva - Pároco da Paróquia de Santa Luzia - Belém - PA

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Mensagem Pe. José Boeing

QUERIDAS IRMÃS FRANCISCANAS DE MARISTELA

Santarém, 14 de julho de 2010



Saudações em Cristo!

Com alegria e com espírito fraterno quero em nome dos Missionários do Verbo Divino na Amazônia louvar e agradecer a Deus pelos 40 anos de vida missionária de todas vocês, religiosas consagradas ao povo amazônico e suas comunidades.
Por motivo de força maior muitos de nossos verbitas não podemos se fazer presente nesta festa, mas em nome do conselho Regional, nomeio Pe. Augustinho Tanarua Keraf para nos representar na celebração eucarística.
Muitas foram as vitórias e as conquistas nestes 40 anos, dos quais 30 anos nós Verbitas caminhamos partilhando com vocês este grande serviço missionário. Mas também muitos foram os desafios e obstáculos que surgiram, inclusive de ameaças e perseguições sofridas, devido a opção corajosa de vocês em defesa dos povos da Amazônia.

Todos os Verbitas da Amazônia estão colocando em oração nas suas comunidades este final de semana a intenção de Ação de Graças pela presença Missionária de todas vocês.


Que o Deus Uno e Trino vos abençoe neste linda missão e que o Ardor Missionário esteja sempre presente na construção da Justiça e da Paz.


Felicidades!




Pe. José Boeing, svd
Regional Verbita na Amazônia

domingo, 1 de agosto de 2010

Mensagem de Dom Gilberto Pastana

Imperatriz, 02 de Julho de 2010
Caríssimas Irmãs Franciscanas de Maristella
Prezada Ir. Maria Marinez

Parabenizo vossa Congregação pelos 40 anos de missão na Região Norte. Bendigo a Deus a entrega de cada irmã que, nestes 40 anos vem fazendo história junto ao povo desta região do nosso Brasil, sendo fiel ao carisma que Deus confiou à Igreja por meio de vosso Instituto.
Parabenizo também de modo especial à Ir. Maria Marinez que fará a sua entrega definitiva ao Senhor professando os votos solenes.
Agradeço o convite para participar da Celebração Eucarística. Por motivos de compromissos em minha Diocese não será possível estar presente. Mas, uno-me a todos vocês neste agradecimento a Deus pela inspiração e luzes concedidas por Ele à Congregação nesta missão. A Ir. Maria Marinez meu louvor a Deus por vossa vocação e que Ele lhe conceda sempre a graça da perseverança e da fidelidade.
Também peço a bênção e a proteção de Maria Santíssima a cada Irmã Franciscana de Maristella.
Fraternalmente,
+Dom Gilberto Pastana de Oliveira
Bispo Diocesano de Imperatriz - MA
"Venha o teu Reino" Mt 6,10a.

domingo, 25 de julho de 2010

Mensagem do Pe. Patrício

Queridas irmãs Franciscanas deMaristella- Região Estrela da Amazônia.
Os meus parabéns pelos 40 anos de missão neste chão, e também para Ir.Marinez Ramos e sua família na ocasião dos seus votos solenes.
Agradeço de coração o convite e gostaria de estar presente na ocasião, mas devido uns compromissos já assumidos, não vou poder participar.
Agradeço a Deus pelas maravilhas que Ele realizou através da Congregação durante estes 40 anos. Obrigada pelo exemplo de amor, dedicação e compromisso com o povo pobre e humilde.
Que Deus continue abençoando a Região Amazônica com a sua presença durante muitos anos. Lembrando vocês em nossas orações e celebrações nestes dias e de modo especial no dia 15.
Parabéns, Pe. Patrício- missionário do Verbo Divino.

40 anos de irradiação da "Estrela" na Região Amazônica


"A minha alma engrandece ao Senhor e exulta de alegria em Deus meu Salvador..."
Minhas queridas Irmãs!
Deus seja louvado pelos 40 anos de missão na Região Amazônica e pelos votos perpétudos de Irmã Marinez. O dia de amanhã vai ser uma grande ação de graças. Unida a todos vocês, abraças-as fraternalmente. Ir. Seráfica.
Queridas irmãs da "Região Estrela da amazônia" e todas as outras que já contribuiram para a irradiação da "Estrela" nesta vasta Região. Estamos muito unidas a vocês neste grande dia de Ação de graças a Deus, por tudo o que Ele realizou, nestes 40 anos de caminhada, através das Irmãs da Estrela. Quanta doação, quanta luta, quanta solidariedade, quantas graças... foram visíveis nestes anos todos. Por tudo Deus seja louvado. Para a Irmã Marinez, os nossos parabéns pela sua entrega total a serviço do Reino! Unidas a vocês e ao povo, recebam o nosso grande abraço, Ir. Benigna. (Esta mensagem foi assinada também por muitas irmãs da casa mãe-Augsburg - Alemanha).










quarta-feira, 30 de junho de 2010

Convite

As Irmãs Franciscanas de Maristella da Província da Santa Cruz e a família Rocha Ramos, tem a grata alegria em convidar você e sua família, para participarem da Celebração Eucarística em ação de graças pelos 40 anos de Missão na Região Norte e votos solenes de Irmã Maria Marinez Rocha Ramos.
Data: 15 de julho de 2010
Hora: 19 horas
Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde - Juruti - Pará.

Sua presença muito nos alegrará.

Pedimos que confirme sua presença até o dia 05 de julho: (93) 3524-3824 ou 91543524.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Manifestação de apoio a Dr. Raimundo Moraes

Queridas Irmãs, comunico-lhes que fiz uma manifestação de apoio ao Dr. Moraes, por tudo que ele tem defendido de interesse do povo neste nosso Estado. Assistimos ao vídeo da Audiência Pública que houve em Belém, sobre Belo Monte e realmente ele foi corajoso em se pronunciar da maneira como se pronunciou em favor do povo, contra o desrespeito da autoridades que estavam na mesa para apresentar tal projeto. Por isso, ele recebeu a reclamação disciplinar da AGU. Usei o nome da Congregação pois, nestas ocasiões pesa mais uma entidade do nome individual.


IRMÃS FRANCISCANAS MARISTELLA DO BRASIL
Região Estrela da Amazônia
Trav. Maranhão, 306 – Bairro: Aeroporto Velho
68020 – 070 – Santarém – Pará

MANIFESTAÇÃO DE APOIO

As Irmãs Franciscanas de Maristella, atuando há 40 anos no Estado do Pará, vimos através desta manifestar nosso repúdio à decisão da Advocacia Geral da União – AGU, que para tentar intimidar, apresentou uma reclamação disciplinar ao Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP, contra o promotor Dr. Raimundo de Jesus Coelho Moraes e o Procurador Federal Dr. Rodrigo Timotheo que vem atuando no processo de implantação do projeto da Hidrelétrica de Belo Monte, e que no exercício legal de suas funções, defendem os direitos dos povos desta região. De modo especial manifestamos nosso apoio ao Dr. Raimundo Morais, por sua atuação responsável ao longo de sua atuação, sempre pautado pelo compromisso e zelo pelo Estado Democrático de Direito.
Diante de mais esta tentativa do Governo em não respeitar as Instituições deste Estado e todo o povo paraense, não poderíamos deixar de manifestar publicamente nossa indignação diante de tal postura.

Santarém, 12 de maio de 2010

Irmã Iardete Pereira do Amaral
Coordenadora Regional

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Mensagem de Pentecostes de nossa Madre Geral

Augsburg, 12.05.2010
Queridas coirmãs.
O tempo entre Páscoa e Pentecostes, que ainda estamos vivendo, é para a liturgia um tempo de festa.
No dia de Pentecostes celebramos o nascimento da Igreja.
No dia 24 de abril já completaram cinco anos, que nosso Santo Padre, Bento XVI, dirige a Igreja.
Agradeçamos a Deus:
Por ter colocado este farol em nosso caminho, neste tempo de tanta turbulência;
Pelo seu radical testemunho, em nome de Cristo Crucificado e Resssuscitado;
Pela sua mensagem sobre o amor de Deus, escrita na Encíclica: "Deus é amor".
Já no primeiro dia após a sua eleição, o Santo Padre, declarou como sua obrigação primordial:
"Trabalhar com todas as forças, pela plena e visível unidade de todos os discípulos de Cristo".
Também o seu antecessor João Paulo II disse palavras esperançosas:
"A ruptura nunca atingiu as raízes".
O Pastor da Comunidade Evangélica Luterana, Jens-Martin Kruse, que recebeu a visita do Papa em Roma, no domingo Laetare, disse a respeito dele: "Quem se encontra com o Papa, vê nele um cristão, que não coloca a sua pessoa nem o seu cargo no centro, mas Jesus Cristo".
Jesus Cristo, foi também o tema da palestra do Santo Padre para os Luteranos: Evangelho de João 12,20-26.
Peregrinos gregos recorrem ao apóstolo Filipe com o pedido: "Senhor, nós queremos ver Jesus".
O Papa Bento XVI disse: A situação deles é também sememlhante a nossa. Nós também somos peregrinos e também fazemos esta pergunta. Também nós queremos conhecer Jesus mais de perto. Vê-lo realmente. Mas, pelo menos deveríamos ser amigos de Jesus, como Filipe e André, que o conheceram e puderam abrir o caminho para os outros chegarem também a Jesus.
Isto também não é um projeto fundamental para nós?
Jesus rezou por todos que crêem Nele, para que sejam UM. Por isso ninguém pode dizer: "O Ecumenismo não me interessa".
Apesar de todos os problemas, podemos ser gratas, porque já existe muita unidade, pois no fundo, todos pertencemos a Cristo. Se Ele não fosse o centro unificador, o 2º Congresso Ecumênico das Igrejas (que aconteceu em Munique, no período de 13-16 deste mês), ficaria na memória apenas como uma grande feira. Esperança para todos, foi a palavra-chave deste Congresso. A Igreja quer levar a salvação para toda a humanidade, mas a sua credibilidade é bastante abalada diante do contra-testemunho de membros seus, o que leva outros a darem às costas à Igreja.
Mas nós devemos ter a convicção de que Deus colocou em nós a liberdade, a seriedade e a força moral, para andarmos no caminho certo.
Por isso, todo o julgamento sobre a Igreja, que se baseia apenas no comportamento das pessoas é um falso julgamento. Estes que dão às costas à Igreja, em vista dos casos de hipocrisia e imperfeições de seus membros, não teriam lugar na Igreja, porque também são imperfeitos.
Henri de Lubac (um crítico) escreveu sobre a Igreja:
"Dizem-me que ela é santa, mas eu a vejo cheia de pecados. Dizem-me que a sua missão é arrancar da humanidade as suas preocupações terrenas e lembrar a sua vocação para a eternidade, mas eu a vejo continuamente ocupada com as coisas deste mundo... Dizem-me que ela é unviersal e aberta, da mesma forma como o são a razão divina e o amor, mas muitas vezes eu constato, como os seus membros ficam medrosos e permanecem em grupos fechados... Desde as primeiras gerações, quando a Igreja ultrapassou a velha Jerusalém, ela reflete traços de fraquezas, como toda a humanidade."
Também nós somos pessoas limitadas e cheias de pecado. Há também em nossas Fraternidades atituds chocantes, mas o Espírito Santo nos provoca para sermos testemunhas de esperança para o mundo inteiro. Peçamos A Ele com toda humildade, os seus dons.
Sua Irmã M. Theophila

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Caso Dorothy

Caso Dorothy: o principal mandante não pode ficar impune
Irmã Dorothy Mae Stang - assassinada, com seis tiros, aos 73 anos de idade, em 12 de fevereiro de 2005, no município de Anapu, no Estado do Pará, Brasil. No cenário dos conflitos agrários no Brasil, seu nome associa-se aos de tantos outros que morreram e ainda no campo da Amazônia, sem ter seus direitos respeitados.
o crime foi minuciosamente premeditado, ficando comprovada a participação hierárquica de mandantes, intermediário e executores. Os dois fazendeiros, mandantes do crime, Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida e Regivaldo Pereira Galvão, o Taradão, faziam parte de uma sociedade criminosa que decidiu tirar a vida da religiosa.
Atente para o dia 30 de abril de 2010.

Regivaldo Pereira Galvão o tardão - sentará no banco dos réus. É ele, o outro fazendeiro e principal mandante do covarde assassinato de Irmã Doroty.
É hora de darmos um basta a tanta violência, impunidade e injustiça no Estado do Pará.
Participe desta luta e favor da vida, da justiça e da paz.
Data: 30 de abril de 2010
Local: Fórum Criminal de Belém - Praça Felipe Patroni - Cidade Velha.
Início: 7 horas com a celebração inter-religiosa.
Comitê Doroty

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Mensagem à família do Centro de Formação de Menores

"Só em Deus, a minha alma, repouse, porque dele vem a minha esperança. Só Ele é a minha rocha e a minha salvação" (Sl 62,6-7).

Prezados irmãos e irmãs que fazem a grande família do "Centro de Formação de Menores".

Aqui estamos em comunhão com todos vocês neste momento de dor, de luto dessa Instituição. Todos os humanos passamos pelo vale da morte, todos morremos, o Papa morre, o próprio Jesus morre e o nosso Pe. Luiz também passa por essa experiência da morte que a fé nos garante também a certeza da ressurreição. Nessa fé confiamos na vida eterna com Deus. Ainda que com saudade dele que neste lugar viveu e serviu, em cada "pedacinho" sentiremos a sua presença amorosa.
Somos muito gratos a Deus pela sua grande generosidade em deixar Pe. Luiz fazer parte de nossa história, caminhando com o nosso povo de Limoeiro, mesmo antes dos seus primeiros cabelos brancos até agora em sua idade patriarcal, cujo carinho todos guardaremos eternamente em nossa memória e coração. Um vovô como ele será sempre uma marca indelével e grata em nossa história. Agradecemos não só a Deus como também a ele, Pe. Luiz, cujo nome vem de luz e que clareou o caminho da vida de muitas famílias carentes, crianças e jovens. Pe. Luiz, que Deus lhe faça partícipe da luz eterna da glória celestial. Assim seja.

Através de nossa fé, podemos falar como o Salmista: "Em Deus está a nossa salvação".

Nossa Senhora, Mãe do Sumo e Eterno Sacerdote, Mãe de todos os Sacerdotes, interceda pelo nosso Pe. Luiz e por todos os padres que seguirão o seu exemplo de vida e doação e na oração.

Que vocês estejam atentos aos sinais de Deus e cultivem o trabalho que Pe. Luiz na sua generosidade ai plantou.


Nossos sentimentos a todos.

Ir. Mª Brites, Ir. Darlene e Ir. Julita.
Fraternidade Estrela de Belém - Belém - Pará

sábado, 3 de abril de 2010

É PÁSCOA!




QUERIDAS IRMÃS

É PASCOA!


PASSAGEM PARA UMA VIDA NOVA EM CRISTO RESSUSCITADO!

ASSIM COMO CRISTO ALEGROU IMENSAMENTE O CORAÇÃO DE MARIA MADALENA NA MANHÃ CEDO DAQUELE TERCEIRO DIA DO SACRIFÍCIO DE JESUS.

POSSAMOS NÓS TAMBÉM NOS NOSSOS DIAS ALEGRAR-NOS COM AS MARAVILHAS QUE O SENHOR FAZ POR NÓS.

MESMO NAS SITUAÇÕES ADVERSAS DA VIDA E QUE NEM SEMPRE COMPREENDEMOS QUE ELE ESTÁ.

DESEJO-LHES QUERIDAS IRMÃS MUITA PAZ, ALEGRIAS E AMOR!

FELIZ E ABENÇOADA PÁSCOA!

COM CARINHO IR. DECA

quarta-feira, 31 de março de 2010

Amizade - Traição - Amor

AMIZADE – TRAIÇÃO - AMOR
Evangelho de São João 13,21-33. 36-38


Este Evangelho narra um trecho onde Jesus faz a experiência mais triste de sua vida entre os seus amigos.
A experiência de ser traído, por aqueles que Ele mais confiava: Judas aquele que era responsável pelo dinheiro do grupo, da comunidade, portanto, Judas era uma pessoa de confiança. Quando temos um dinheiro sob nossa responsabilidade e pertence a outrem, o nosso zelo e cuidado é redobrado, não é assim? Judas era íntimo de Jesus, porque tinha essa responsabilidade. Mas não é disso exatamente que o Evangelho quer falar, mas é algo mais profundo, a traição de Judas vai além da responsabilidade de guardião do dinheiro da comunidade. Trata-se aqui da traição do projeto de Jesus, Judas seguiu Jesus, ouviu suas mensagens acreditou Nele, mas agora ele sabe que Jesus vai morrer nas mãos dos judeus e dos romanos, ele acreditou como todo judeu que Jesus era o Messias e que ia libertar o povo judeu do poder dos romanos, e Judas não aceita simplesmente que Jesus, o Messias, morra, sem realizar esta sua missão. E ai Judas pensa que se ele colocar Jesus num confronto com o poder dos judeus que era os sumos sacerdotes, ele poderia reagir como o Messias Salvador, e assim com o poder que tinha poderia mostrar a todo mundo que Ele era todo Poderoso. Este pensamento de Judas não está no plano de Jesus. Ele não reúne legiões celestes para enfrentar os soldados, mas cumpre as escrituras e projeto do Pai. Não é com confronto armado que Jesus vai salvar a humanidade, mas sim, pelo amor, misericórdia e compaixão. Eis ai a grande contradição das convicções de Jesus e dos Apóstolos que apesar de estarem com Ele há uns três anos ainda não tinham compreendido o tipo de Reinado que Jesus iria implantar no mundo. É essa a maior traição de Judas, pois, não foi capaz de compreender o mestre, de acreditar em suas Palavras de amor. Judas toma, portanto, outro caminho, o caminho da covardia, da entrega do amigo, da traição.
A outra figura decepcionante relatada neste texto é a de Pedro, também, pensa semelhante a Judas, porque acreditava num Messias Salvador que não podia morrer de forma tão humilhante numa cruz, para Pedro é insuportável esta idéia, mas Jesus conhece o coração e fragilidade de seus companheiros, ele perscruta o coração daqueles que estão com Ele, ele conhece suas fraquezas, apesar de saber que eles o amam, como declarou Pedro em outra ocasião, quando Jesus deixou sobre ele a responsabilidade do seu rebanho, do seu grupo, ainda assim, Jesus não deixa de confiar neles e na hora fatal, convida-os a ficarem com Ele, no Horto das Oliveiras, quando Jesus pressente a sua hora. Nada é mais dolorido do que a traição de um amigo, de uma pessoa que confiamos, mesmo assim Jesus não desiste por que é fiel ao Pai, Ele não pode fugir da missão. Ele acredita fielmente no Pai que não o abandona. E apesar de tudo ama os seus amigos. “Assim como o Pai me amou, eu também amei vocês: permaneçam no meu amor” (Jo. 15,9)
“O que eu mando é isto: amem-se uns aos outros” (Jo. 15,17)
E nós, que fomos batizados em nome da Trindade, muitos já fizemos a experiência de recebermos o Corpo de Jesus na Eucaristia, fizemos a confirmação do nosso Batismo, através de nossa Crisma. Dizemo-nos cristãos, ou seja, também seguidores de Jesus nos nossos dias.
Será que estamos sendo fiéis a Ele?
Como está o nosso relacionamento de confiança com nossos amigos? Será que somos fiéis e responsáveis uns pelos outros. Ou somos os primeiros a jogar pedras naqueles que fraquejam ao nosso lado?
Como está a nossa vida de oração e participação na vida da comunidade? Será que estou comprometido (a) em dar continuidade nos ensinamentos de Jesus?
Refletimos um pouco sobre isto....

Ir. Iardete Pereira do Amaral

quinta-feira, 4 de março de 2010

"Tudo é graça, Deus nos conduz"

Minhas queridas irmãs, paz e bem! Sinto imensa alegria de partilhar com vocês mais um momento importante de minha caminhada: fui aprovada para o Curso de Serviço Social na UFPA.


Eu já havia passado no IFPA (Instituto Federal do Pará) em Geografia e na UNAMA pelo PROUNI, recebi um bolsa parcial, sendo utilizada como critério de avaliação a nota obtida no ENEM. Porém, só poderei cursar uma opção, é claro, optei por Serviço Social na UFPA. Início das aulas: dia 15 de março, a aula inaugural será com o reitor da universidade. Por enquanto ainda não sei o horário, mas possivelmente será pela manhã, pois minha pontuação foi boa. Nas vagas para cotistas de cor, fiquei em 1º lugar, mas ainda não sei na colocação geral do curso.


Minha profunda gratidão à todas que rezaram por mim nete tempo e mesmo à distancia apoiaram-me. Às minhas irmãs de fraternidade também sou muito grata pelo apoio e incentivo durante todo o ano de cursinho preparatório.


E a camimhada continua...!


Um abraço fraterno, Ir. Darlene

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Agora podemos dizer que ela é fera mesmo

Parabéns a Ir. Darlene que foi aprovada para o curso de serviço social, pela UFPA. Tenha um começo de estudo.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Nossa Nova Casa



Com as mudanças ocorridas com a chegado do novo Bispo, as Irmãs de Óbidos ganharam uma nova casa. Essa casa foi residência dos três primeiros bispos e depois das Irmãs da Imaculada Conceição. E hoje das Irmãs Franciscanas de Maristella. A mundança aconteceu dia 12/02. Dom Bernardo colocou a disposição o caminhão da prelazia para a mudança. Foram 4 carradas.
BEM-VINDAS!

Casa Missionária Sant"Ana




No dia 1º de janeiro, as Irmãs da Casa Missionária
Sant'Ana - Óbidos - Pará, ofereceram um almoço de confraternização para celebrar o início de um novo ano. Estavam presentes: Dom Bernardo, Dom Martinho, Pe. José Paulo e sua mãe, Frei Mauro, Pe. Emannuel, Evaldo, funcionário da prelazia, Franceli e Junior, afilhado de Pe. José Paulo.



segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Ela é fera!

Ir. Darlene foi também aprovada pela prova do ENEM em geografia no CEFET. Parabéns!
Calma! Vamos esperar o resultado da UFPA.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Parabéns Ir. Darlene

Ir. Darlene foi aprovada para serviço social na UNAMA por nota da prova do ENEM. Parabéns!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Mais uma estrela na Amazônia

Chegou para a Fraternidade Estrela de Belém, Ir. Julita. Ela já morou nesta fraternidade de 2005 a 2007. Muito bem-vinda!

Vestibular

Ir. Darlene foi aprovada para a 2ª fase do vestibular do UFPA e amanhã, dia 11, fará a 3ªfase.
Boa prova!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Síntese do Retiro

Como Maria escutou o Mestre Íntimo? Falar nela, imunizando contra o desânimo e desespero e pela plena aceitação de si mesmo e de sua missão e como ela se tornou assim nossa orentadora na formação ao discipulado e apostolado.
Mais certo: como Maria escuta o Mestre Íntimo falar e como ela o escutou se tornou nossa orientadora dizendo: "Fazei o que ele lhes disser"!
1. Na Anunciação pelo Anjo
"Maria, já te conhecia quando por mim foste tecida no seio da tua mãe (Sl 138); já te amava, te escolhi para me dar a luz. Já sabia que nosso Pai Celestial tinha a previsão da parceria nossa, sua e minha no combate da serpente cuja cabeça há de ser esmagada, . Maria, diga . Estou louco para nascer de ti, sou apixonado por ti, minha querida futura mãe".
2. Na visita a Isabel
"Minha mãe, quero me encontrar com meu profeta e precursor João, quero dar uma alegria para ele. Seja tu, minha primeira discípula e apóstola para me levar a ele. Tu vais escutar uma palavra profética da boca da tua prima Isabel e vais pronunciar um dos mais lindos hinos de louvor ao Pai do céu sobre a minha missão. Estou curioso desta tua profecia para mim! Mãezinha".
3. Em Belém
"Maria, esta voz íntima que escutas é a voz do Espírito do seu Filho que tu seguras em teus braços. Enquanto ele for pequeno, eu vou ser a voz íntima dele que te orienta. Seja feliz, Maria, maior felicidade uma mãe não poderia ter. Não se assute! Muitos não gostarão d'Ele. Ele vai atrapalhar seus planos ruins. Querem fechar a sua boca para sempre. Mas vocês serão protegidos. Siga a José. Ele te ama e te respeita; aonde ele te levar, tu podes segui-lo. Ele é o discípulo e o apóstolo do teu Filho que nasceu. Coragem, Maria! Tu carregas a Estrela para iluminar o mundo em teus braços".
4. Apresentação de Jesus no templo
O Espírito Santo: "Maria, que coisa maravilhosa aconeteceu hoje! Seu Filho foi consagrado a Deus. Ele não é propriedade de vocês, como nenhum filho e nehuma filha. Ele é propriedade do Pai Celestial que continue tomar conta de vocês. E isto cada dia mais. Contemplando todas estas coisas misteriosas você vai ser introduzida no mistério divino. Teu Filho, Ele mesmo é o templo. Para Ele este templo foi feito. Mas o templo maior é o corpo do teu Filho. Ele ainda não sabe nada disto, mas é importante seus pais, vocês entenderam algo do mistério divino e colocarem semente por semente na sua alma. Não tenhas medo, Maria, das palavras de Simeão. 'Uma espada traspassará teu coração'. O sofrimento é inerente a missão apostólica. sofrendo se aprende o apostolado do teu Filho, e sofrendo com Ele a missão d'Ele terá fecundado e irá produzir frutos infinitos. Continue contemplando no mistério do teu Filho, Maria"!
5. Jesus com seus 12 anos depois da volta para Nazaré
" Maria aos poucos não vou ser mais eu quem fala para ti, no teu íntimo, mas teu Filho. Ele entende algo do discipulado d'Ele ao eterno Pai. O templo o inspirou, casa do Pão Celestial. Ele cresceu no conhecimento do Pai como nunca antes. De maneira que se esqueceu de vocês. vocês mesmo o conduziram a esta hora. fizeram-no entender que o Pai é pura luz, sem nenhuma escuridão. Ele se entende em plena formação do seu apostolado. Fale com José sobre o avanço do seu Filho e saibam avançar com Ele. Confie Maria, tudo está seguro na mão do divino Pai".
6. quem é minha mãe?
"Ficas confusa, mãe. Não te reconheço mas como mãe minha? Calma Maria! É importante ver seu Filho se identificar com esse povo pobre e humilde. Saiba amar este povo como teu filho o faz! Teu filho te ama sempre e cada vez mais como sua mãe. Eis ai a minha filha. tu está incluída, em primeiro lugar, nesta família abençoada do meu Pai"!
7. Maria abaixo da cruz: Tristeza das tristezas
É incrível, ela tem coragem de enfrentar tudo. "Mulher eis teu filho, o discípulo amado. Eis a tua mãe". O mais avançado na formação do discipulado-apostolado. O mais capaz de entrar em sintonia com alguém tão sofrida como ela. Consolação e tarefa para ela e para ele. E para o filho também consolação. Sua missão continua neles e por todos os que assumem como eles.
"Mãe, minha missão é realizada, consumida. Não é hora da derrota, mas de vitória. O senhor sente isto no fundo do seu coração. Veja como o sangue de seu filho cai na terra, jorrando o rio das águas da vida para todas, as crianças, os jovens, as mulheres, os homens, os idosos, bem especialmente para as irmãs. A senhora esteja sempre ao lado delas, ajudando-lhes a mergulhar nestas águas da seiva da vida. Minha mãe, para toda a eternidade, estaremos unidos. Te dou meu último beijo desta vida. Ele é o beijo da eternidade! A senhora o transmita ao meu querido povo. Alegre-se comigo! Já estou na eternidade da casa do Pai".
8. A Ressurreição
Todos contam ofegantes, sem folêgo por terem encontrado o Mestre vivo! E eu? "Meu Filho porque não te revelaste em primeiro lugar a tua mãe? Tu já te esqueceste dela?" "Minha mãe. A senhora sabe por quê. Não preciso explicar". "Tem razão, meu filho. Agora lembro o que tu disseste: Felizes os que creram sem me terem visto! Ó meu filho, não é esquecimento seu, pelo contrário, tu lançaste tuas primeiras bem-aventuranças da tua nova vida sobre mim. São dirigidas em primeiro lugar para mim. São bem-aventuradas, abençoadas, bendita, o primeiro ser humano, sobre quem tuas graças, glórias, alegrias de Ressuscitado foram derrmadas e isto não é somente uma alegria é uma luz para mim, mas para todos os presentes e futuros discípulos (as) apóstolos (as). São comigo bem-aventurados, porque acreditam em ti, sem te terem visto, mas, o que é infinitamente mais, por serem capazes de escutar tua voz, a voz do Mestre Íntimo.
Vou te ajudar, meu Filho, serei além de tudo a orientadora das Irmãs Franciscans de Maristella, como nos 750 anos de sua existência até agora e nos 40 anos da sua presença abençoada no Pará, assim para frente. Dai a elas sua bênção, meu Filho, fazei surgir vocações boas e apaixonadas por ti e pela vinda do teu Reino, aqui, no meio deste povo lascado, animado, confiante do Pará. Viva as Irmãs Franciscanas de Maristella, disse ela terminado o seu sermão". E seu Filho respondeu: "Viva!"
Retiro pregado por Pe. Alfonso

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

"Tu me teceste no seio materno (Sl 138,13).

No dia 16 de janeiro, na Matriz de Nossa Senhora da Saúde - Juruti - PA, foi celebrada a Santa Missa, em gratidão a Deus pelos 70 anos de vida de nossa muito amada Ir. Brunhildes. Dom Bernardo presidiu a celebração, juntamente com Pe. Alfonso, Pe. Fernando, Pe. Emanuel e Pe. Anchieta, pároco local. Além dos paroquianos também estavam lá as irmãs que servem na região norte, nesta imensa Amazônia, que na semana seguinte fizeram seu retiro anual. Dom Bernardo muitas vezes destacou a importância do dom da vida e a missão da Ir. Brunhildes naquela paróquia, caminhando com o povo de Deus, uma guerreira em defesa do meio ambiente, quer dizer, do ambiente inteiro, que apesar já de muitas conquistas ainda alimenta a esperança do povo, que lutando conseguirá preservar a vida da criação de Deus apesar de muitas ameaças.

No dia seguinte foi celebrada a Santa Missa já no local do retiro.

Nossa eterna gratidão a Ir. Brunhildes por todo seu empenho e dedicação na nossa congregação e Parabéns!



quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Apresentação

Prezadas irmãs

Estamos iniciando um novo meio de nos comunicarmos, aproveitando assim a tecnologia que está ao nosso alcance. No nosso encontro em outubro, em Belém foi decidido que iríamos fazer essa experiência, pois assim, cada fraternidade pode acessar e passar as informações as outras irmãs, e é também rápida a chegada nos mais diversos lugares. Claro, pensamos também, nas fraternidades que tem dificuldades de acesso a internet, mas vamos ver como vai se dando, tudo ainda é uma experiência. Caso não seja muito favorável, voltaremos então, ao modelo anterior.
No momento temos poucas mensagens, somente agora as irmâs da Região estão recebendo as informações de como acessar o blog e escrever suas notícias, talvez assim, as mesmas se sintam motivadas a fazer suas notícias logo que tiverem acontecidas, ainda quentinhas, isso seria ideal.
Contamos com a colaboração da Ir. Brites, que elaborou a primeira pagina, incluindo a foto do nosso encontro, na missa na Igreja de Santa Luzia, por ocasião do nosso encontro, como podem ver quase todas nós estávamos presentes. Desejo a todas que possamos utilizar e aproveitar de forma saudável este meio e assim, nos informar tudo o que for importante e que sirva para informar e também formar-nos mutuamente seja colocado neste espaço, para nosso crescimento pessoal e comunitário. grande abraço. Ir. Deca

domingo, 3 de janeiro de 2010

Missão cururu





Nos dias 3 a 6 de novembro aconteceu a V assembleia da Aliança Francisclariana, na Missão São Francisco Rio Cururu. Ir. Deca participou e aproveitou para fazer a tão esperada visita a Ir. Nilma.

É bom constatar a distância em que fica esta missão. No extremo oeste paraense, limitando com os estados de Mato Grosso e Amazonas. Infelizmente nossa Ir. Nilma não pode participar, porque logo teve que voltar a Jacareacanga trazendo de avião dois pacientes e em seguida devia participar de formação para tratamento de tuberculose. A Assembléia constou de uma avaliação dos projetos para missão, o que conseguiram realizar e o que não foi possível, prestação de contas e a grande preocupação da executiva, foi sobre a expectiva de novos membros serem enviados a missão, tanto das SMIC, quanto do frades, pois somente uma irmã com mais de 70 anos está a mais tempo na missão e também um frande americano com quase 80, os dois já estão a mais de 30 anos na missão e já estão cansados e doentes. Mais também o assunto principal foi a questão das hidrelétircas que estão planejadas pelo Governo para o Rio Tapjós, e para tratar deste assunto foi convidado o Pe. Edilberto Sena que falou diretamente para os índios os riscos que tal projeto traz para a Região e as aldeias e claro a reação dos índios foi imediamente contrária, pois compreenderam que serão os primeiros prejudicados pela inundação de seus territórios.





Retiro

Conforme o calendário da região, nós, irmãs, teremos retiro espiritual, a começar no dia 18 de janeiro pela manhã e encerrar no dia 22 de janeiro com o almoço. Pregador: Pe. Alfonso. O mesmo será realizado na casa de retiro dos padres da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde - Juruti - PA.